BLOG

Uma vida que vale a pena ser vivida.

Muito além de doenças e comportamentos disfuncionais, descubra abaixo o conhecimento mais refinado que a psicologia tem para te oferecer, para que você realmente possa viver uma vida na qual vale a pena ser vivida.

Por mais turbulenta que seja a sua vida, uma coisa você pode ter certeza: todo ser humano é capaz de evoluir. A psicologia positiva foi desenvolvida por Martin Seligman para promover saúde e realizações concretas.

A chave para entendermos como ter uma vida satisfatória é o esforço contínuo para crescer.

Além do sentimento de uma vida bem vivida, o sofrimento mental é drasticamente diminuído quando passamos a conscientemente buscar o autoaperfeiçoamento. Para sair da teoria e mergulhar na prática, um pensador chamado Maslow hierarquizou as necessidades humanas, para então clarear os níveis de nossas realizações.

Ao compreender cada nível, podemos entender quais nós já alcançamos e quais ainda faltam. Assim podemos ter clareza para trabalhar naquelas que ainda precisamos de crescimento.

A primeira é a necessidade fisiológica. Todos nós temos instintos básicos que nos impulsionam a buscar abrigo, comida, água, etc. Essas realizações são as mais primitivas, que suprem o nosso lado mais animal.

Como uma extensão da última, vêm as de segurança. Nós desejamos ardentemente nos proteger e proteger quem nós amamos. A sensação de proteger e estar protegido nos proporciona prazeres primitivos também.

A partir daqui fica mais complexo: as necessidades sociais.

Amor, amizade, companheirismo, reconhecimento, família. Essas são algumas questões que sentimos muita falta, embora estejam mais longe de desejos fisiológicos. Nós somos seres sociais, dependemos de grupos para estarmos bem conosco. O quanto antes aceitarmos essa realidade e buscarmos um meio de crescer nela, maior será nossa autorrealização nessa área.

Até então as necessidades eram todas exteriores. Mas existe um universo enorme dentro de cada um de nós.

As necessidades mais sublimes e permanentes são aquelas que suprem o nosso interior.

Nesse momento, vem a autoestima, o status, a valorização. É impossível viver bem sem desejar que sejamos felizes, sem saber que temos um valor profundo. Não somente precisamos reconhecer as qualidades que já temos, mas também a infinidade daquelas que somos capazes de adquirir, e nisso fazer grandes objetivos de vida.

Por fim, a autorrealização mais profunda: pessoal. É a nossa capacidade de transformar e marcar o mundo. São os nossos talentos em que podemos deixar um legado, imprimir a nossa identidade na realidade em nossa volta. Aqui é a parte em que não dependemos de fatores externos agindo em nós, mas é a satisfação de agir e mudar o exterior.

Para crescermos e atingirmos uma vida que vale a pena ser vivida precisamos suprir todas as necessidades citadas.

E para conseguirmos todos esses feitos, existe um caminho já estudado. Nós precisamos aumentar as nossas emoções positivas, nos engajar fervorosamente em novas atividades, buscar relacionamentos seguros e saudáveis e, principalmente, procurar um propósito, uma missão de vida concreta, e lutar para realizá-la.

Se você leu esse texto até aqui, parabéns, é um sinal do seu sincero comprometimento em se tornar alguém melhor e viver com plenitude. Que tal por tudo em prática?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS