A felicidade, diferente do que muitos pensam, não é sobre ter dinheiro, amor, ou amigos, o suficiente. Temos a ilusão que a felicidade pode ser uma sensação de completude, “tenho tudo que preciso, ou quando tiver determinada coisa, aí sim, serei feliz, entre outros fatores que nos impedem de entender o que realmente é a felicidade.
É preciso compreender, que a felicidade não é um continuum . É possível ser feliz, mas não estar feliz o tempo todo. Como disse Albert Einstein: “A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles.” Entender isso, é importante para lidar com a frustração.
Então, ser feliz é só questão de ser?
A felicidade requer uma mudança no seu mindset. Mas o que seria isso? Termo criado por Carol Dweck, professora de psicologia e pesquisadora da Universidade de Stanford, o mindset significa “configuração da mente”. Isto é, características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e ações.
De modo geral, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.
O mindset fixo, se caracteriza por rigidez nos pensamentos e ações. Pessoas com mindset fixo geralmente pensam:
-Não vou conseguir.
-Não adianta tentar.
-Necessitam de constante validação das outras pessoas.
-Veem de forma negativa o fracasso e não conseguem pensar em outras alternativas com facilidade.
Já o mindset de crescimento, a pessoa apresenta uma percepção positiva até mesmo diante dos acontecimentos negativos, tais como:
Preciso entender o que estou fazendo de errado e que me impede de chegar aonde quero.
-Não controlo o que acontece comigo, mas sou capaz de controlar como eu reajo.
-Esforço faz parte do sucesso.
-Sou capaz de aprender coisas novas e me sair bem.
Mas, como mudar seu mindset para ser mais feliz?
O importante é compreender que você tem o poder de modificar a sua realidade. É possível passar a ter um mindset de crescimento. Comece a tomar decisões por conta própria e deixar de esperar que os outros lhe façam feliz.
A felicidade está nas nossas mãos, você é o protagonista da sua história, então, escreva-a da melhor forma!