Vivemos na era da tecnologia, da automatização dos processos, da necessidade de entregar resultados cada vez mais rápidos e em maiores proporções. No entanto, para que qualquer organização se mantenha firme e forte, diante da competitividade e do cenário mercadológico atual, é preciso priorizar também as pessoas.
O mercado é plural e atende a um público diverso. Assim, é necessário ter um olhar mais humanizado na sua empresa, para responder aos problemas, com soluções mais inovadoras e melhor alcance e aprovação do seu público.
A humanização nas empresas também é uma das estratégias para tornar a organização um lugar mais atrativo para as pessoas trabalharem, e promover o bem-estar entre os colaboradores.
Um estudo realizado por Pedro Paro, fundador da startup Trustin e doutorando da USP, Mateus Gerolamo, professor doutor da USP, e Rodrigo Caetano, mostrou que: “em períodos longos, de 4 a 16 anos de análise, as Empresas Humanizadas chegam a ter rentabilidade duas ou mais vezes superior à média das 500 maiores empresas do país”. A pesquisa também indica uma satisfação 240% superior em relação aos clientes, e 225% como índice de bem- estar entre colaboradores. Consegue perceber a importância de uma perspectiva mais humanizada para sua empresa?
Confira a seguir algumas dicas para tornar sua empresa mais humanizada e um lugar desejado para trabalhar.
-Cultura Organizacional: assuma para o seu negócio, valores que não estejam apenas comprometidos com a produtividade e a rentabilidade, mas que verdadeiramente comprometa-se com valores para uma sociedade melhor, que promovam a diversidade e inclusão, o bem-estar entre colaboradores, o desenvolvimento pessoal e profissional. Se tornando um lugar que realmente acolha as diferenças e comprometido com o crescimento das pessoas.
Potencialize as lideranças: a capacitação de gestores irá contribuir para uma equipe mais equilibrada e empática, que saiba escutar e acolher as diferenças, para chegarem juntos a uma solução. Um bom líder saberá conduzir as situações estressantes do dia-a-dia, promovendo o bem-estar de todos.
Feedbacks: as pessoas são o centro de todo negócio, elas impulsionam, comandam, e entendem os reais desafios do seu trabalho. Uma empresa que esteja aberta a dialogar, vai conseguir adequar e aprimorar as mudanças do mercado de forma rápida e eficaz. Por isso, uma cultura de feedbacks periódicos, contribui para o crescimento, e coloca as pessoas como o centro do seu negócio.
Ter um olhar mais humanizado para o mundo corporativo, não é mais uma tendência, e sim uma necessidade, devolvendo o progratonismo para quem realmente faz o progresso acontecer.