Heráclito disse uma vez que ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. A analogia aqui é bem parecida, vamos te explicar.
Imagina se hoje você fosse a mesma pessoa de 5 anos atrás? Com os mesmos pensamentos, desejos, opiniões, medos. Dá um arrepio só de pensar, né?
Quando pensamos em ser nós mesmos, surgem alguns pensamentos do tipo:
“Preciso aceitar e amar meus defeitos.”
“Não posso perder minha essência.”
Porém, devemos entender que: querer ser você mesmo, não te impede de crescer, melhorar e evoluir. Muitas vezes confundimos o “ser nós mesmos” com continuar sempre os mesmos, ou seja, com os mesmos pensamentos, opiniões, crenças, medos e incertezas.
É quase impossível que você permaneça com os pensamentos que tinha anos atrás em um mundo que muda constantemente. Somos feitos para a mudança. A realidade em que estamos inseridos são passageiras, assim como algumas pessoas, relacionamentos e até mesmo nossas prioridades, assim é quase impossível que possamos ser os mesmos sempre.
Ser você mesmo é simplesmente ser você, sem se moldar aos interesses dos outros. No entanto, não ser o mesmo o tempo todo significa que você pode e deve ser capaz de evoluir, lembra de quando falamos do Herácito no começo do texto? Então, é exatamente isso. Na ciência, muito se discute sobre teorias evolucionistas como o Darwinismo, que afirma que as espécies vivem se adaptando, mudando e evoluindo.
Você deve ser autêntico, ser você, ter sua essência e personalidade, mas isso não significa que você precisa ficar estagnado. Nossos objetivos e nossas metas estão sempre em movimento e nós estamos em evolução constante.
É importante querer mais, ser melhor, mudar, cair e levantar. Sabe por quê? O mais do mesmo, o igual, o repetido, não desperta o interesse das pessoas. Sejam elas seus clientes, o público que vai ver sua palestra ou até mesmo seu chefe.
Manter-se repetindo alguns costumes, comportamentos, tendo sempre a mesma opinião, sem mesmo entender o porquê, é fechar-se no comodismo, impedindo que os benefícios da evolução cheguem juntamente com as mudanças.
Não podemos nos esquecer de nossas origens, nossa personalidade e nossa essência, mas para avançar é preciso se atualizar e reformar quantas vezes for necessário mediante as novas oportunidades que a vida nos proporciona.
Permita-se explorar seus sentidos e conhecer mais a si mesmo a cada mudança. Não se perca de quem você é, mas ,seja todos os dias, uma versão própria, única e espetacular de si mesmo, disposto sempre a evoluir e ser uma pessoa melhor.