BLOG

Reconhecendo as emoções no ambiente de trabalho.

Você já se esqueceu que é tão emocional, quanto racional? Aprenda abaixo como perceber e canalizar o que você sente no trabalho da melhor forma possível.

Qual o perigo em reprimir nossas emoções? - Portal

É preciso escutar os nossos sentimentos. Ignorá-los ou deturpados segundo nossas ideias não servirá de nada para termos equilíbrio emocional. O (honesto) autoconhecimento é vital para controlar as emoções.

Pergunte-se com frequência: “como estou me sentindo? Já me senti assim antes?”

No mero ato de fazer essa checagem você perceberá o tamanho da irracionalidade da maioria das emoções, e está tudo bem, é assim mesmo. O que podemos mudar é a intensidade e a manifestação delas.

Atentar-se a linguagem corporal dos funcionários e estar aberto a ouvi-los são maneiras muito eficazes de descobrir como as demais pessoas do ambiente estão se sentindo também.

Qual é a importância de conhecer as suas emoções? - José Roberto Marques -  Presidente do IBC Coaching

Agora que você já reconhece o que sente, é hora de saber o que provoca.

Por exemplo, ao perceber que está muito ansioso, pense nos motivos que te levaram a ficar desse jeito, ou o que você fez para acabar assim. O reconhecimento desses gatilhos te dará material para saber enfrentar melhor essas situações no futuro. Acredite, elas se repetem bastante.

E o mais importante, disparado, de tudo: não “engula” o que você está sentindo.

Sabemos que está na moda parecer frio e calculista, mas, na realidade, isso é uma bomba pra nossa saúde emocional. É fundamental conversar sobre nossas emoções quando estamos nos sentindo sobrecarregados.

A última coisa que podemos querer é resolver tudo sozinhos. É contando com o auxílio dos gestores que conseguimos solucionar os nossos problemas e, mesmo se não der certo, os prejuízos da realidade são infinitamente menores do que a tortura psicológica de “engolir tudo”.

Sendo assim, reflita objetivamente sobre seus sentimentos, reconheça-os, encare-os de frente e busque ajuda se forem muito pesados.

Simular que “está tudo bem” vai te afundar num abismo.

A felicidade não deve ser “negociável” de forma alguma. Ser feliz no trabalho deve ser nossa prioridade pois, no final das contas, impacta diretamente em nossa produtividade, em nossos resultados e em nosso bem-estar na vida como um todo.

Caso esteja no comando, observe alterações bruscas no rendimento dos colaboradores, converse ativamente com eles e busque saber como está a saúde emocional deles. Pode não parecer, mas são as questões humanas do dia a dia que mais afetam a nossa produção.

Reconhecer-se e agir de forma humana, empática, trará benefícios incríveis para toda a empresa. Pense nisso a partir de agora!

Emoções canceladas? Por que precisamos ter a coragem de acolhê-las – Portal  de Divulgação Científica do IPUSP


Share on Facebook
Share on Twitter

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS