“Você precisa se cuidar!” Com certeza você já ouviu essa frase, mas, o que vem à mente quando você a escuta?
Talvez você possa pensar em: procurar um médico, melhorar o visual, mudar a alimentação, começar a praticar exercícios físicos. Mas e os cuidados com a sua saúde mental, você pensaria nessa alternativa?
Cuidar da sua mente está ligado com a qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.
Assim, os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e prevenção de doenças. Uma mente em desequilíbrio pode desencadear doenças e transtornos mentais a longo prazo. Tudo bem não estar bem o tempo todo, mas é preciso ter atenção quando isso passa a ser prejudicial em diversas esferas.
Por isso, cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante quanto o cuidado com o corpo. É essencial se preocupar em estar bem emocionalmente. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas não pensam dessa forma e a saúde mental passa a ser um tabu.
“Quando é hora de cuidar da saúde mental?” Sempre!
Você não precisa dar atenção a sua sua saúde mental apenas quando está passando por algum descontrole emocional ou por estar em um tratamento psicológico e/ou psiquiátrico.
Cuidar da saúde mental é fundamental para que você consiga lidar com as emoções e situações do cotidiano. Doenças mentais como depressão, ansiedade, transtorno de bipolaridade, distúrbios de personalidade, distúrbios alimentares podem ser evitados com o cuidado da sua saúde mental.
Dessa forma, destacamos a importância desse cuidado com você e com as pessoas ao seu redor. Mas para manter a saúde mental equilibrada e alcançar uma boa qualidade de vida o seu esforço será diário. A saúde mental não pode estar desconectada da saúde do corpo.
Para ajudar você a ter mais qualidade de vida, vamos ter dar algumas dicas:
1 – Pratique exercícios físicos.
2 – Não abra mão de momentos de lazer e de descanso.
3 – Inclua na sua rotina práticas simples como ouvir uma música que você gosta ou ler um bom livro.
4 – Tenha tempo para seus hobbies.
5 – Busque o autoconhecimento.
6 – Tenha uma boa noite de sono.
7 – Mantenha uma rotina.
Porém, caso você perceba que a carga emocional está grande ou que não consegue cuidar da sua saúde mental sem ajuda, não se desespere. Procure um profissional especializado, o psicólogo ou psiquiatra. Cuide-se!