BLOG

Qual é a diferença entre emoção e sentimento?

Você pode estar se perguntando: essa diferença realmente existe? A resposta é sim! Vamos te explicar.

Plano de Aula: Sentimentos e Emoções | Duygusal aktiviteler, Duygular, Okul

Imagine que você está tomando um sorvete e, sem querer, derruba-o todo no chão. A frustração que você sente neste momento é uma emoção. Agora, imagine que você terminou de ler um grande drama. A longa tristeza gerada depois da leitura é um sentimento.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, enquanto os sentimentos são resoluções que tomamos depois de pensar muito.

Esse pensamento envolve sua memória, atenção, raciocínio e criatividade.

Sendo assim, sentimos quando pensamos muito sobre algo e sobre experiências emocionais acumuladas. É importante diferenciar ambos para saber, na sua vida emocional, o que você tem maior ou menor controle.  

Sobre as emoções: embora sejam parecidas com um sentimento, o que as difere dele é o contexto, a rapidez e a intensidade do que você sente.

Elas provocam, ou ao menos estimulam, reações físicas. Suor, palpitações e choro são comuns. Muitos consideram um grande desafio controlá-las quando aparecem.

Por serem resultado de estímulos, podemos identificar a origem das emoções. Existem muitos exercícios de recordação e acompanhamento de fenômenos emocionais.

Alguns exemplos cotidianos de emoções são: ansiedade, inveja, desejo sexual, interesse, tédio.

Inteligência Emocional x Sucesso em Vendas - José Roberto Marques -  Presidente do IBC Coaching

Já os sentimentos são decisões interiores construídas ao longo do tempo. Eles dizem muito mais sobre as suas preferências e julgamentos do que sobre como você se sente em um momento isolado do dia.

Diferente das emoções, eles são duradouros. Em alguns casos, podem durar uma vida. Sentimentos negativos, como tristeza profunda, podem causar doenças, como a depressão.

Alguns tipos clássicos de sentimentos são: amor, compaixão, alegria, raiva, afeto, ciúme.

Como os sentimentos são resoluções pensadas gradualmente, precisamos ter consciência de que temos responsabilidade por eles. Quando estimulamos ou suprimos determinados pensamentos, influenciamos diretamente em nossa saúde sentimental.

Devemos ter muito cuidado com eles, pois é difícil saber o que exatamente os causa, já que são resultados de uma experiência extremamente íntima.

Já o fato de as emoções serem reações espontâneas não significa que não podemos controlá-las. Pelo contrário.

Quando somos expostos a estímulos que nos provocam emoções, mesmo que seja por frações de segundo, temos tempo para segurá-las, quando necessário. Se não fosse assim, o autocontrole seria impossível.

Faça um exercício para ver se já confundiu algum sentimento com uma emoção, e vice-versa. Esse conhecimento é muito útil para organizar a nossa vida emocional. 

Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho? | IT Forum




Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS