Sentir-se cansado por conta da rotina que dificilmente muda é normal. Acordar cedo, se deslocar até o trabalho, cumprir as mesmas tarefas de sempre…Os ingredientes da receita não mudam.
![Quando o cansaço vira doença? Saiba como identificar que você chegou à exaustão | NSC Total](https://files.nsctotal.com.br/styles/paragraph_image_style/s3/imagesrc/21325170.jpg?pg1W18iHz_HUbHxfhT.vROE0SJyEtXSp&itok=zm_jeRXI)
As novidades fazem com que os nossos dias sejam mais intrigantes, por isso precisamos delas. Ou então, acabamos nos acostumando com as atividades do cotidiano e deixamos de ver graças nelas, essas atividades passam a ser tediosas e cansativas.
Algumas pessoas sentem essa sensação de cansaço mais rapidamente. Mas, o que acontece quando o cansaço é generalizado? Quando você se sente cansado de tudo e de todos, às vezes até de você mesmo?
A sensação de estar cansado de tudo normalmente vem acompanhada pelo desinteresse, indiferença e desânimo.
A vida de repente perde suas cores e tudo ao nosso redor se torna cinza.
Mas, a quem atribuir a culpa? As pessoas à nossa volta, o trabalho ou nós mesmos? Existem diversas razões para se sentir cansado de tudo, na verdade.
Você pode estar emocionalmente exausto por conta do estresse da rotina ou de uma circunstância particular. É comum que a pessoa cansada tenha pensamentos negativos acerca de si mesma, trabalho e pequenas coisas que passariam despercebidas em outro contexto. Dessa maneira, os seus dias já desinteressantes ganham uma nova camada de apatia.
O que fazer nessas situações?
Devido aos incontáveis compromissos, esquecemos que precisamos cuidar de nós mesmos. Infelizmente, prestamos mais atenção nos nossos afazeres do que no nosso bem-estar.
Lembre-se que situações estressantes sempre vão ocorrer, não podemos fugir delas simplesmente porque não temos o poder de controlar as coisas ao nosso redor. Por isso, é necessário aprender a responder a elas da melhor maneira possível para a sua saúde mental e felicidade.
Entre o que você pode fazer para remediar a sensação de cansaço exagerado estão:
1 – Lembre-se a si mesmo que você está dando o seu melhor;
2 – Faça algumas pausas durante o dia;
3 – Identifique o que está insatisfatório na sua vida;
4 – Desenvolva estratégias para cuidar do seu bem-estar emocional;
Se você não consegue afastar esse sentimento desagradável ou está exausto de se sentir assim, procure um psicólogo ou um médico. Apenas um profissional poderá fazer o diagnóstico de uma condição ainda não identificada, como também ajudá-lo a lidar com os seus problemas pessoais.
Saiba que não é necessário se cobrar para ser um “super-humano”, ou ter pressa para alcançar seu ideal, dê tempo ao tempo. Tire um tempo para você, pratique um hobby, faça atividades físicas, leia um livro ou não faça nada. São pequenas atitudes que, quando somadas, ajudam a construir uma rotina saudável e prazerosa.