BLOG

O que é Languishing?

Languishing é um termo em inglês que pode ser traduzido como “apagamento” e nada mais é do que a sensação de estar apenas existindo, com um sentimento de vazio e apatia.

Diferente do que muitos estão discutindo, languishing NÃO é um transtorno, mas sim, um conjunto de manifestações emocionais. Entretanto, isso não diminui sua relevância nos dias atuais, visto que diversos estudos e pesquisas estão sendo realizados para validar as hipóteses e aprofundar mais nesse tema.

Embora o termo pareça ser recente, ele não é! Sua primeira menção remonta ao ano de 2002, pelo sociólogo estadunidense Corey Keyes. Porém, passou a receber mais atenção durante a pandemia do COVID-19.

Um dos fatores que levou ao aumento dos estudos do languishing foi o isolamento social. De acordo com o psicanalista Christian Dunker, as pessoas que vivem muito sozinhas, mantêm pouco contato corporal com outros indivíduos e seguem rotinas muito rígidas são as principais candidatas a desenvolver o languishing

Os principais sintomas do languishing são: 

1- Sentimento persistente de apatia. 

2- Estar constantemente no meio termo, ou seja, não se sente feliz e nem triste.

3- Não conseguir ter uma visão positiva: O copo está sempre meio vazio. 

4- Sentir-se constantemente desmotivado. 

5- Desânimo intenso. 

6- Desmotivação. 

Você pode pensar que todas as pessoas já se sentiram assim em determinado momento da  vida. Verdade! Porém, o verdadeiro problema é quando esses sentimentos se instalam e tomam conta de todos os seus dias.

Adam Grant, psicólogo organizacional, fez um comentário muito relevante em uma matéria do New York Times acerca desse assunto:

“Na psicologia, pensamos em saúde mental em um espectro que vai da depressão ao florescimento. O florescimento é o pico do bem-estar: você tem um forte senso de significado, domínio e importância para os outros. A depressão é o vale do mal-estar: você se sente desanimado, esgotado e sem valor. O Languishing é o filho do meio negligenciado da saúde mental. É o vazio entre a depressão e o florescimento – a ausência de bem-estar. Você não tem sintomas de doença mental, mas também não é a imagem da saúde mental. Você não está funcionando em plena capacidade. O definhamento entorpece sua motivação, interrompe sua capacidade de se concentrar e triplica as chances de você reduzir o trabalho. Parece ser mais comum do que a depressão maior – e, de certa forma, pode ser um fator de risco maior para doenças mentais.”

Esse comentário resume bem o que de fato é o languishing e a sua importância. 

Como tratar? Procure um médico, de preferência um psiquiatra ou psicólogo. Além disso, tente aos poucos realizar algumas tarefas que antes você gostava, e foram deixadas de lado. Reconheça suas emoções e os seus limites, e para isso, podemos te ajudar! Siga nosso Instagram: @house_of_feelings. 

Atenção: Muitas vezes o Languishing pode ser confundido com o tédio e o Burnout! Por isso, é tão importante estar atento ao que está sentindo. Diferente do tédio que você se anima rapidamente quando surge algum evento ou situação que você goste, o languishing te deixa anestesiado, como se mais nada fosse tão interessante.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS