Não há Pós-Graduação que se compare à sabedoria de uma mãe. Mãe é aquele ser iluminado que tem empatia pelos filhos e ao mesmo tempo sabe a hora certa de puxar suas orelhas.
Desde o primeiro minuto como mães, estas mulheres são capazes de entender a linguagem de seus bebês (antes mesmo de começarem a falar). Elas se tornam especialistas em perceber as emoções de seus filhos quando estão crescendo e os incentivam a seguirem seus próprios sonhos quando se tornam adultos. Quanta inteligência emocional!
A palavra de uma mãe sempre tem grande valor. Como nossas primeiras líderes, elas despertam nossa autoconfiança e nos ensinam a ter responsabilidade e coragem para encarar os desafios da vida. Se erramos, elas não nos julgam, mas sempre estão lá para nos ajudar a aprender a amadurecer.
É com elas que nos sentimos mais à vontade para falar sobre nossas alegrias, medos, ansiedades e paixões. Aprendemos a nos comunicar e a nos relacionar com outras pessoas graças ao incentivo e paciência delas – quem não se lembra de ouvir a sua mãe pedindo para compartilhar um brinquedo com um irmão ou coleguinha ou insistindo para pedir desculpas para o professor quando a gente brigava na escola? 🙂
São elas as principais contribuintes para a formação de nosso caráter e identidade – as duas bases que precisamos para construir o nosso propósito e o nosso MAPA da felicidade.
As mães são extremamente produtivas e disciplinadas: entre suas múltiplas atividades diárias, sempre conseguem tempo para estarem presentes na vida dos filhos.
Também possuem um nível de autocontrole extraordinário diante de situações de alta pressão como a ameaça de uma crise financeira ou um problema de saúde. Elas sempre superam nossas expectativas com a força incrível que têm. Mães sempre dão o melhor de si mesmas.
São exemplos de ‘preparadoras emocionais’. São criativas para nos distrair quando sentimos raiva ou tristeza (ou quando fazemos a famosa ‘manha’), ou firmes quando precisamos de um ‘chacoalhão’ e imbatíveis nos momentos mais críticos. São mulheres generosas que renunciaram grande parte de suas vidas por um propósito admirável de educarem outro ser humano e doarem amor incondicional.
Ser mãe é pensar no outro, é conhecer sua alma só de ver seus olhos. É se desafiar constantemente, se automotivar para seguir em frente. Ser mãe é ser um pouco psicóloga, um pouco professora, um pouco cientista e até empreendedora. É entender como o presente é valioso. É sorrir diante da jornada longa e árdua por ser capaz de enxergar a Felicidade no final.
Feliz Dia das Mães!