BLOG

Exercício para acalmar o coração

Sabe aquela famosa frase: “Penso, logo existo”, de René Descartes? Hoje nós vamos trocar, será: respiro, logo existo.

Aprendi a viver feliz!: Seja livre

Sabia que existe uma relação entre respirar corretamente e ficar mais calmo/relaxado? Quando respiramos CORRETAMENTE, contraindo o diafragma, o ar entra nos pulmões, o peito não sobe e a barriga se expande e como consequência, você vai ficando mais calmo.

Muitas vezes nós não fazemos nenhum esforço consciente quando respiramos e, por mais que seja útil não ter que pensar para respirar, acabamos fazendo de qualquer jeito. Em determinados momentos, como quando estamos ansiosos, tornar a respiração um ato consciente pode ser muito proveitoso.

Executar a técnica da respiração diafragmática traz benefícios gigantescos à saúde.

Você já viu um bebê dormindo? A sua barriga sobe e desce, isso porque ele está respirando corretamente e isso traz diversos benefícios para a sua saúde: favorece todo o corpo, ajuda no funcionamento dos rins, fígado, pulmão, intestinos, coração e pele. Além disso, melhora a circulação sanguínea e a memória, regenera as células, acalma corpo e mente e reduz o estresse.

Incrível, né? O mesmo pode acontecer com nós, adultos! Porém, com o passar do tempo e com a correria do cotidiano, respiramos de maneira involuntária o que nem sempre é a forma correta.

Pode ficar tranquilo, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre a respiração diafragmática:

O ato de respirar depende de dois movimentos: inspiração (entrada do ar) e expiração (saída do ar). Inalamos oxigênio e expelimos gás carbônico, e isso nos garante energia para viver.  O problema é que, com o passar do tempo, a respiração vai se tornando curta, rápida e automática.  Para assumirmos o controle de novo, precisamos usar o diafragma.

Simplificadamente, você vai “respirar pela barriga”.

Ao inspirar, sinta o diafragma deslocar-se para baixo, ficando quase plano, e o abdômen movendo-se para fora. Ao expirar, sinta o diafragma deslocar-se para cima, semelhante a um cone, e o abdômen entrando no corpo.

Veja que o peito não é citado no processo. O foco dos movimentos deve estar na barriga, na ação do diafragma.

Através dele agindo durante a respiração, os pulmões expandem mais, recebendo mais ar. Assim, o organismo é melhor oxigenado.

Ainda está confuso em como fazer a respiração diafragmática? Vamos te ajudar!

Para começar, sente-se ou deite-se em uma posição confortável e identifique sua respiração.

Coloque uma mão no abdômen, próxima ao umbigo, e a outra na parte superior do peito. Quando você inspirar (puxar o ar), o abdômen deve subir. Quando expirar (soltar o ar), deve descer.

Faça cada parte contando a partir de 3 segundos, e aumente conforme conseguir.

Diante de uma situação estressante, a primeira coisa que você precisa fazer é parar e realizar a respiração diafragmática por pelo menos 15 minutos. Após fazer o exercício, vai notar que já está mais calmo e relaxado o que coopera para um maior equilíbrio das suas emoções.

Vamos tentar?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS