BLOG

É importante ter um plano de carreira para os colaboradores?

O mercado está cada vez mais competitivo. Os bons talentos são raros e a disputa por mão-de-obra qualificada está gigante. Você investe na construção de uma equipe talentosa a longo prazo?

É fundamental entender que a prosperidade de uma empresa depende de conquistar a empatia dos colaboradores, afinal, todos nós somos humanos que precisam construir laços de confiança.

A principal forma de desenvolver esse relacionamento com os funcionários é proporcionar um plano concreto de construção de uma vida profissional para eles.

Isso não somente ajuda na organização deles, como aumenta enormemente o respeito e a seriedade da companhia. Os resultados disso são óbvios: crescimento impressionante da produtividade e da colaboração de todos.

Mas como eu construo um plano de carreira? Por onde eu começo?”

Não se preocupe. Olha só estas dicas:

Conheça os planos para o futuro.

Além de avaliar a responsabilidade do funcionário, perguntar sobre quais perspectivas ele tem para o futuro te permite alinhar as expectativas dele na empresa. Saber como ele se vê daqui a 5 anos, quais cargos almeja alcançar e quais são seus objetivos profissionais no geral são informações preciosas para começar o planejamento.

Avalie o desempenho do profissional.

Agora que você sabe quais são as expectativas do funcionário, dê o respaldo para ele de quão próximo ou distante ele está de atingi-las, baseado em seus pontos positivos e negativos. Isso irá clarear a mente do colaborador e permitirá focar exatamente em reforçar suas qualidades e superar os seus defeitos.

Analise o mercado.

É fundamental que a oferta da sua empresa seja competitiva em sua área de atuação. A retenção de talentos é a verdadeira guerra do mundo corporativo, e escolher não lutar nela já é um atestado de derrota.  Observe como estão as demandas e as ofertas do mercado e invista em propostas irresistíveis, inovadoras, para atrair os profissionais mais competentes.

Possibilite promoções no trabalho.

Ao saber que atingindo determinadas metas o funcionário poderá crescer na companhia, sua motivação aumenta assustadoramente. É uma boa oportunidade para fazer a equipe buscar se profissionalizar cada vez mais e investir em novos desafios.

Estabeleça metas objetivas.

É hora de montar um plano de ação detalhado que prevê cada etapa e tarefa a ser realizada. Desde o investimento acadêmico em graduações e pós-graduações, resultados concretos em suas funções e até soft skills como gestão de emoções, cursos de liderança, relacionamento interpessoal, etc.

Não vou mentir, é trabalhoso. Mas toda companhia de sucesso partiu de gestores disciplinados, esforçados e comprometidos com as pessoas que os rodeavam. Não perca tempo e comece agora a investir em sua equipe!

Share on Facebook
Share on Twitter

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS