Precisamos falar sobre saúde mental no trabalho. Segundo dados apresentados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho, mais de 30 milhões de profissionais brasileiros têm Síndrome de Burnout. Um dado alarmante, não é mesmo?

A Síndrome de Burnout é um exemplo de como a relação entre saúde mental e trabalho pode ser disfuncional na vida de um indivíduo, já que nesta, o sofrimento psíquico está intimamente ligado ao trabalho.
Então, o que as empresas podem fazer para uma melhor saúde mental no trabalho?
De acordo com Borges e Mourão (2013), a gestão na organização do trabalho deve ter como objetivo, a promoção da saúde. Desse modo, é necessário pensar e aplicar estratégias que propiciem um ambiente organizacional mais saudável para os colaboradores, e por conseguinte, para as empresas.
Agora que você já sabe a importância da relação entre o trabalho e saúde mental, vou deixar alguns exemplos a seguir, de como palestras sobre o tema podem beneficiar as empresas e aos colaboradores:
1-Conscientizar sobre diversos assuntos, como estresse, ansiedade e depressão.
2-Auxiliar a identificar quando os colaboradores podem necessitar de uma ajuda mais especializada, como a psicoterapia.
3- Ensinar técnicas de relaxamento, como o mindfulness.
4- Motivar os funcionários a terem melhores hábitos alimentares e a praticar exercícios físicos.
5-Destacar a importância de momentos de lazer e descanso.
Você consegue perceber, que assim há um reconhecimento e valorização dos colaboradores, possibilitando um espaço de atenção e cuidado, além de criar uma cultura de saúde mental, forte e relevante nas empresas?
Investir em estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, como as palestras demonstra o interesse da empresa em atingir as metas e objetivos estabelecidos, sem descuidar do bem-estar corporativo e humanizando cada vez mais a liderança. Tornando o contexto de trabalho, não apenas um espaço para desenvolvimento pessoal e profissional, mas configurando-se também, em um ambiente promotor de saúde.