Um estudo da Harvard Business Review, mostrou que a melhora da motivação da equipe pode elevar os lucros da empresa em até 47%. Já imaginou?
Mesmo assim, em um mundo tão acelerado e de relações trabalhistas mais frouxas que outrora, manter a equipe motivada por um longo período tornou-se um desafio aos gestores.
Muito além do impacto dos números, que Havard já nos mostrou ser um ponto relevante na questão, a motivação da equipe também passa pela saúde mental dos colaboradores. Uma equipe motivada mantém a saúde mental em dia e, por isso, traz mais resultados para a empresa. Cenário ideal esse, certo? E como conquistá-lo?
A primeira coisa que os líderes da empresa devem fazer com todos os membros da equipe é alinhar expectativas com clareza. Isso evita desconfortos e perda de tempo nos processos, aumentando a eficiência do time. Vamos explicar.
Um dos passos iniciais dentro de um time é expor a todos a cultura da empresa. Afinal, quando o colaborador se identifica com a história e gosta da empresa, vendo-a como parceira em um interesse em comum – seja oferecer um serviço que melhore a vida das pessoas, seja vender um produto que as auxilie – a motivação aumenta. É interessante que isso seja feito de forma descontraída e no início de novos ciclos – ano, semestre ou trimestre – em palestras, jogos em grupo ou, quem sabe, até no happy hour da empresa.
Já pensando na trajetória do colaborador dentro da organização, não é difícil perceber que trabalhar em um ritmo acelerado para conseguir se projetar na empresa e desenvolver a carreira, e não conseguir, frustra qualquer um, certo? Sendo assim, o líder precisa mostrar à equipe a progressão esperada dentro da empresa, o tempo para que se alcancem cargos mais elevados, por exemplo. Dessa forma, os colaboradores sabem o que esperar e o que se espera deles, todos ficam na mesma página, e a motivação aumenta.
Além disso, é muito importante que o líder reconheça o esforço dos seus colaboradores. Sabe aquele funcionário que não falta nenhum dia? Além de apenas perceber, dizer a ele o quanto isso é importante para a empresa e demonstrar que está levando isso em consideração ajuda a construir um ambiente motivado entre o time. Oferecer pequenos prêmios para os melhores funcionários do mês e usar de elogios sempre que for justo também são bons hábitos. Afinal, o líder não é um perseguidor de números, mas deve ser um incentivador de todos a buscá-los.