Saiba o caminho para aperfeiçoar o rendimento da sua equipe, de um jeito simples.
O capital humano é o ativo mais precioso que uma empresa pode ter, desde a micro até a multinacional. Entender isso é a chave para transformar o modo como você trata os negócios e o gerenciamento dos seus funcionários.
As corporações mais bem sucedidas são aquelas que investem em gestão de pessoas.
Quanto mais saudável for o ambiente de trabalho, quão melhor for o projeto de atração e retenção dos colaboradores, maior será a sua produtividade geral.
Está achando tudo isso muito complicado? Fique tranquilo, iremos te ajudar.
O primeiro passo é a (inevitável) organização:
Ela é fundamental para melhorar a performance de todos. Padronizar e otimizar os processos internos da empresa fará o trabalho geral fluir como água. É muito útil eliminar improvisos, desperdícios, gargalos e tarefas inúteis.
Programe metas individuais e coletivas:
Para isso funcionar é preciso que os colaboradores conheçam de fato a estratégia da empresa: posicionamento perante a concorrência, evolução de produtos e ofertas e detalhes sobre o nicho trabalhado. Assim é muito mais fácil para a equipe visualizar objetivos concretos a serem buscados.
Proponha desafios:
Para que haja aprendizado e crescimento profissional é preciso delegar. Desafie seus funcionários a assumirem responsabilidades, com base na experiência e na meritocracia. Não há melhor forma de ajudar no amadurecimento de alguém do que o fazer assumir compromissos. Ao delegar e dar o suporte necessário, a equipe responsável estará mais preparada para produzir.
Construa um bom ambiente de trabalho:
Fundamental para a produtividade, a gestão precisa se atentar a questões como práticas de reconhecimento e valorização dos funcionários, políticas de remuneração interessantes e bons planos de carreira.
Além disso, é muito importante tomar decisões rápidas e objetivas contra a procrastinação, conflitos internos da equipe e comportamentos nocivos, como o assédio.
Elimine distrações:
Normas de conduta são essenciais para garantir o desempenho de todos. Atentar-se ao acesso livre à internet e às redes sociais é necessário. Avalie o tempo que cada um dedica a assuntos pessoais, ao telefone e a conversas paralelas.
Observar e reestruturar ambientes barulhentos e mal planejados causará um grande impacto no rendimento dos funcionários também.
Implante um sistema de recompensas:
A empresa pode investir em premiações especiais de acordo com o cumprimento de metas individuais e coletivas. Benefícios flexíveis, como descontos em academias, livrarias, restaurantes e presentes no geral são boas alternativas.
Perceba como a maioria das dicas são óbvias até certo ponto. Todos gostam de ser recompensados e bem tratados, e isso reflete no desempenho. Vá para o campo de batalha agora e ponha em prática!