BLOG

Como lidar com a perda?

As perdas fazem parte da vida e precisamos aprender a conviver com elas.

Não precisamos fugir ou negar o que sentimos, muito pelo contrário, é necessário encarar. Digo isso, porque tenho certeza você já ouviu que não devemos dar tanta atenção aos nossos sentimentos, ou se tornar refém deles. No entanto, todos os sentimentos e emoções são importantes, e não devem ser descartados ou invalidados.

Não fuja das dores, por mais difícil que isso seja. Não procure por soluções futuras ou memórias antigas, a fim de escapar do presente. Em todos os momentos de dor, tente viver e acolher o que está sentindo HOJE.

A pandemia da COVID-19, por exemplo, foi um momento de dificuldade para muitas pessoas do Brasil e no mundo, onde muitas pessoas perderam amigos e familiares, o sofrimento em momentos como esse é normal, e vivê-lo é uma parte do processo de recuperação.

O mais saudável é que com o passar do tempo, as emoções se estabilizam e que possamos seguir nossa vida. A dor da perda não deve nos impossibilitar de continuar vivendo. Apesar de doloroso, essa situação pode ser construtiva. Você não precisa buscar desesperadamente maneiras de acabar ou amenizar a dor, aceitá-la já é uma maneira de não a identificar.

Lembre-se que somos capazes de seguir em frente e ter esperança, mesmo que possamos ser falhos. Aceitar nossas dores e nossas emoções já é fazer algo para lidar com o sofrimento causada pela perda, pois as vezes quando tentamos fazer algo para nos livrar de uma emoção difícil, podemos acabar cometendo ações que pioram nosso sofrimento.

As emoções que acompanham uma perda precisam ser trabalhadas ou então o indivíduo pode carregar marcas por toda vida. Lidar com esses sentimentos requer tempo, apoio de quem está próximo e, em muitos casos, acompanhamento psicológico.

“Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história” assim dizia Hannah Arendt.

Na psicologia, uma abordagem que tem como objetivo maximizar o potencial humano para uma vida mais saudável, é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). A ACT tem como objetivo também ensinar habilidades psicológicas para lidar com pensamentos e sentimentos dolorosos de forma eficaz.

Além de ajudar a esclarecer o que é verdadeiramente importante e então usar esse conhecimento para orientar, inspirar e motivar para uma vida melhor.

Nunca se esqueça: você não precisa fugir do que sente!

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS