BLOG

Como controlar as emoções no relacionamento?

Para controlar as emoções não existe uma fórmula mágica. Existe determinação e trabalho duro.

Começar uma relação é uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, principalmente por ter que lidar com intensas emoções e novos sentimentos. Por esse motivo, vamos começar esse artigo explicando o que de fato são as emoções para somente depois te mostrar como controlá-las.  

Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é muito pessoal, pois elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. O grande X da questão, entretanto, é saber administrá-las.

Ficar de mãos dadas sincroniza cérebros e reduz percepção da dor

Segundo o psicólogo Robert Plutchik, o ser humano tem oito emoções: confiança, alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, aversão e antecipação. 

Para facilitar o seu entendimento, vamos detalhar o significado de cada uma delas:

Confiança: Acreditar e ter a firme convicção no outro.

Alegria: Satisfação extrema. 

Tristeza: Uma resposta a algo que acontece em nossa vida ou ao nosso redor.

Medo: Um estado emocional que surge em resposta à consciência perante uma situação de eventual perigo.

Raiva: Um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa. 

Surpresa: Um sentimento de reação. Surge a partir de um acontecimento, um fato, alguma coisa inesperada e repentina.

Aversão: Algo que afasta alguém ou alguma coisa.

Antecipação: Um sentimento de empolgação com algo que vai acontecer no futuro próximo.

Agora que você já sabe o que significa cada emoção, fica mais fácil ter controle sobre elas. Afinal, como controlar algo que você não sabe o que é?

Emoções canceladas? Por que precisamos ter a coragem de acolhê-las – Portal  de Divulgação Científica do IPUSP

Dentro desse assunto, precisamos ressaltar a importância de ter uma inteligência emocional, pois ela é fundamental e extremamente importante. A partir do momento que você conhecer, processar e compreender as suas emoções, você se transformará em uma pessoa melhor e irá possuir um relacionamento muito mais “leve”.

Além disso, não podemos esquecer da parceria e compreensão que precisam existir na convivência do casal para tornar a relação mais harmoniosa e duradoura, fortalecendo cada vez mais o laço afetivo no relacionamento. 

Sonhar juntos, falar sobre seus sentimentos e cultivar o amor próprio traz mais confiança ao compartilhar a vida com quem você ama. Afinal, quando somos capazes de nos amar, sabemos amar o outro também.

Outro ponto crucial para uma boa convivência no relacionamento está em entender que o outro é DIFERENTE de você. Cada um de nós antes de nos relacionarmos com alguém vivemos nossa vida de forma individual lidando com nossos próprios problemas e questionamentos sejam eles do passado ou do presente. Ao relacionar-se com outra pessoa, temos que aprender a lidar com as diferenças, para que tudo possa ir se encaixando. 

Problemas externos e internos são constantes e saber administrá-los não é uma missão fácil, porém, extremamente necessária para o crescimento dos indivíduos que se encontram em uma relação. 

Você entende a importância e a necessidade de cuidar de si e das suas emoções para ter um relacionamento saudável e duradouro com seu parceiro? Se não, procure buscar ajuda profissional com um psicólogo ou psiquiatra. Essa simples atitude poderá te ajudar a se desenvolver e controlar melhor suas emoções.

Gostou desse conteúdo? Para saber mais sobre esse assunto e muitos outros, siga nosso Instagram: @house_of_feelings

maos-dadas-1-696x389 - Associação Espírita Allan Kardec

Share on Facebook
Share on Twitter

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS