A vida não é fácil: acostume-se com isso. Essa frase de Bill Gates, fundador da Microsoft, nos aponta a necessidade de compreendermos que para a maioria de nós, a vida, será uma caminhada repleta de desafios.
M. Scott Peck psiquiatra norte-america dizia: “Somente o saber e aceitar que a vida é difícil para todos nós é que ela (na medida em que tomamos consciência dessa dificuldade) pode deixar de sê-lo em grande parte”.
A partir do momento em que precisamos começar a nossa vida adulta, distanciando-se dos nossos pais, indo em busca de um emprego, ou faculdade, para que possamos construir nossa independência e autonomia, começamos a compreender que viver por nós mesmos, não é fácil.
Quando crianças desejamos ansiosamente crescer, pois em nossas mentes, podemos fazer o que queremos, e quando adultos, desejamos voltar a ser crianças, não é mesmo? À medida que crescemos e nos desenvolvemos temos que assumir cada vez mais responsabilidades. É difícil escolher uma profissão, conseguir um emprego, estudar, passar em um concurso, realizar mudanças, ter uma boa relação com família e amigos. Todos esses fatores que movimentam nossa vida, exigem de nós: autoconhecimento, empatia, adaptabilidade, persistência, e acima de tudo, saber lidar com o fracasso.
Em grande parte, nossa vida gira em torno de como lidamos com o fracasso. A primeira vez que fracassamos, é sempre algo inesquecível em nossas vidas, e desse momento, surgem algumas rotas: desistir, mudar de direção ou continuar tentando. Nesse momento, você deve estar se perguntando: Qual delas é a correta? Sinto muito em te decepcionar, mas não há uma resposta correta para essa questão. A vida não vem acompanhada de um manual de instruções, e precisamos entender isso, as respostas encontraremos em nós mesmos.
Algo que pode nos ajudar a lidar com os desafios da vida é a psicoterapia. Na maioria das vezes, não podemos controlar o que nos acontece, só podemos mudar a forma como enfrentamos.
Aaron Beck, criador da Terapia Cognitivo-Comportamental, formula que a psicoterapia, através da reestruturação cognitiva permite que a pessoa mude sua maneira de interpretar e avaliar, aquilo que lhe acontece. Assim, alcançamos as qualidades de que precisamos para progredir e sobreviver, superando nossos problemas e conquistando o autoconhecimento.
Caso necessite de ajuda nesse processo, a psicoterapia será sua grande aliada.
As dificuldades sempre existirão, mas é possível conseguir serenidade e plenitude em nossas vidas.