BLOG

Quais medidas sua empresa pode tomar para promover a diversidade e inclusão?

Vários estudos demonstram que empresas com maior diversidade e inclusão conseguem compreender melhor as perspectivas dos seus clientes e parceiros de negócios.

Vetor grátis pessoas multiculturais juntos

O que é diversidade e inclusão?

São conceitos diferentes, mas que se relacionam. A diversidade, diz respeito às diferentes características que definem uma pessoa, tais como: gênero, idade, etnia, classe social, capacidade física e intelectual, entre outras. A inclusão, é o que propicia que essas diferentes formas de ser e estar no mundo, possam se estabelecer e prosperar. Em uma organização, isso se refere às estratégias adotadas para que o ambiente seja favorável à diversidade de pessoas, acolhendo as diferenças, possibilitando condições favoráveis a todos.
Ou seja, diversidade e inclusão caminham lado a lado.

Quais são os benefícios de promover a diversidade e inclusão?

Além do que já falamos até aqui, há vários benefícios em tornar sua empresa mais diversa e inclusiva.
Isso pode ser uma característica que define seu negócio como diferente dos demais, por levar em consideração pautas sociais que são relevantes para uma sociedade mais justa.
Se comprometidos verdadeiramente com esses ideais, afasta a imagem do senso comum de que “empresários só se importam com dinheiro”. Além de criar um ambiente mais plural, que terá um repertório mais amplo para responder aos problemas da organização, com soluções mais inovadoras e melhor alcance e aprovação do seu público. Tendo contato com indivíduos totalmente diferentes, os colaboradores desenvolvem mais empatia, escuta e compreensão, quebrando preconceitos.

Quais medidas tomar, para que minha empresa promova diversidade e inclusão?

Vetor grátis flat design pessoas com deficiência em um quarto

Agora que já vimos a importância da diversidade e inclusão nas empresas, vamos deixar algumas dicas que podem te ajudar na construção de um sistema organizacional mais diverso e inclusivo para sua empresa.

-Vagas afirmativas: para pessoas com deficiências(PcD) negras, pardas, indígenas, e população LGBTQIA +.
-Promover a equidade: possibilitar o desenvolvimento e progresso dessas pessoas na empresa, reconhecendo que nem todos têm o mesmo ponto de partida.
-Políticas para cultura organizacional: Combater o racismo e qualquer forma de discriminação e preconceito, por meio de regulamentos organizacionais.
-Treinamento: Orientar e capacitar os colaboradores a como lidar e acolher as diferenças no ambiente de trabalho.
-Setor específico: Possibilitar um espaço específico para que as pessoas sintam-se confortáveis em levar suas questões e denúncias, se ocorrerem.

Promover a diversidade e inclusão só beneficiará sua empresa, tornando-a um lugar melhor e desejado para trabalhar.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS