BLOG

Podemos contornar o cansaço mental?

Cansaço mental é um estado de estafa cerebral que esgota a energia destinada às atividades diárias. Uma pessoa que se encontra cansada mentalmente chega ao seu limite ou está prestes a ultrapassá-lo. Esse é o ponto quando ela praticamente não consegue mais dominar seu raciocínio e visualizar coisas boas.

O cansaço segundo a medicina tradicional chinesa | A Gazeta

O cansaço mental pode gerar problemas físicos e mentais, como insônia, hipertensão, dores, dificuldade para se concentrar, entre outras doenças. Isso pode comprometer o seu desempenho em vários aspectos da vida, levando a uma baixa imunidade, deixando o organismo vulnerável ao surgimento de doenças.

Vivemos em um ritmo bem acelerado de produção e interatividade. Além dos problemas pessoais, acabamos descuidando do nosso corpo e alimentando. E no meio de tudo isso existe o: estresse que, em muitos casos, acaba evoluindo para o que chamamos de cansaço mental.

A rotina intensa e desgastante, a sensação de que você não tem tempo nem para respirar, dormir tarde para dar conta de todas as responsabilidades, ter poucas horas de sono, não conseguir se desconectar do celular e estar 24 horas por dia sobrecarregando a mente de informação. Tudo isso pode contribuir para o cansaço mental.

Lembra-se que sentir-se cansado ao longo de um dia intenso é normal, mas se você percebe que a sensação de cansaço está constante e perdura por meses, é importante ficar alerta, esse pode ser um sinal do cansaço mental.

A nossa rotina acelerada faz com que perdemos o contato com nosso corpo e muitas vezes não percebemos os sinais de alerta que o organismo emite, negligenciando nossas necessidades.

Mas você pode tentar contornar o cansaço mental:

Reveja suas atividades e evite absorver aquelas em que você não poderá dar conta.

Invista tempo em coisas que são prazerosas: ler um livro, ir ao cinema, dar um passeio ou até mesmo um café com um amigo no fim do expediente, são momentos importantes que trazem bem-estar e relaxamento.

Pratique atividade física: cuidando do corpo você cuida da mente, lembre-se sempre disso.

Melhore sua alimentação: com uma alimentação saudável e equilibrada, sua energia e vigor serão renovados.

Liste as suas prioridades: organizar quais são suas responsabilidades auxilia na manutenção de uma rotina mais tranquila, sem prazos estourados e com menos correria, evitando a frustração.

Reveja a maneira que você lida com os problemas: ver o mundo por uma outra ótica é fundamental, os problemas vão sempre surgir, mas a maneira como lidamos com eles pode ser modificada. 

Em casos mais complexos, busque a ajuda de um psicólogo.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS