BLOG

Desistir pode ser uma opção?

Em algumas situações, desistir é a MELHOR opção!

Foto grátis retrato de uma mulher agarrando a cabeça na mesa perto do laptop

É comum vermos nas redes sociais, mensagens motivacionais que nos convocam a não desistir, a continuar apesar de tudo e todos, colocando o fracasso como resultado apenas da sua falta de esforço. Na geração em que “tudo depende de você”, fica difícil tomar a decisão de desistir, mesmo quando parece a coisa certa a ser feita.

Desistir pode ser uma opção. Por que continuar em um emprego desgastante, em relações afetivas que não te agradam, tratando a vida como uma obrigação de levar tudo adiante? A realidade que nos confronta, não nos deixa confortável para desistir. Estamos acostumados em ver a persistência sendo exaltada, e ela faz parte da trajetória de sucesso de muitas pessoas. Mas a desistência pode ser uma demonstração de inteligência. Quanto tempo já perdeu quebrando a cabeça para algum plano dar certo? O quanto se desgastou? Já adoeceu insistindo em algo?

Às vezes podemos até nos esgotar nesse processo, a Sìndrome de Burnout é um exemplo disso. De como algo pode te desestabilizar, inclusive, fazendo-o retroceder ou estagnar. Machado de Assis nos diz: “Nem sempre recuar é fugir”. Talvez, no meio do caminho nós teremos que alterar a rota, seja para analisar melhor a situação, evitar um sofrimento, ou recuperar as energias.

Como tomar a decisão de desistir?

Essa resposta não vai ser facilmente encontrada em livros ou na internet, muito pelo contrário, provavelmente vai encontrar motivos para não desistir ao realizar essa busca. Não é fácil decidir desistir , ainda mais se é sobre algo que queremos muito. Também não é uma decisão simples, que deve ser feita quando algo é um problema para nós, a desistência não deve se tornar um hábito em sua vida.

Encare a desistência como aquilo que ela é: uma parte da vida. Algumas coisas realmente não vão dar certo, permita-se desistir e se reinventar, transforme o desistir, em um novo ponto de partida e entenda, cada pessoa tem sua trajetória, respeite a sua!

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS