Você sabia que atualmente inúmeras empresas buscam linhas terapêuticas para reestruturar a sua equipe?
Bom, o sonho de todas as empresas é formar uma equipe motivada. O motivo é simples: pessoas motivadas produzem mais, tornam o ambiente agradável e possuem maior comprometimento com o trabalho.
Uma boa organização empresarial é composta por uma mistura de pessoas, comportamentos, ideias, personalidades, entre muitas outras características.
Porém todas as organizações estão sujeitas a oscilações e crises de relacionamento entre seus colaboradores e líderes. Isso ocorre devido a inúmeros motivos, dentre os quais se destacam: situações estressantes, pressão por excelentes resultados, ambientes competitivos…
Por isso, a comunicação entre líderes e liderados é um dos pontos-chave para que essas situações não interfiram no equilíbrio e nem nos objetivos da empresa. Percebe-se que de nada adianta implementar projetos e ideias incríveis nas empresas se os líderes não escutam seus funcionários.
Ao nos depararmos com crises empresariais desencadeadas pela condição de relacionamento dentro do ambiente de trabalho, podemos dizer que é a hora certa para que o psicólogo corporativo entre em ação.
O psicólogo será um mediador entre a empresa e os funcionários. Estudos apontam que empresas que não possuem apoio de um psicólogo, estão sujeitas a perdas de na produtividade de todo grupo.
A terapia para o alto desempenho profissional pode ser um divisor de águas na vida de muitas pessoas. Infelizmente as pessoas associam a terapia apenas às doenças mentais. No entanto, cada vez mais ficam claros os benefícios da prática para o dia a dia profissional.
Ou seja, a terapia, por ser um ambiente personalizado e individualizado, ajuda os funcionários a tratarem questões de diversos tipos, tanto pessoais, quanto profissionais. Além de ser uma das principais maneiras de ajudar no aprimoramento da equipe.
O desequilíbrio no ambiente de trabalho, além de colaborar para o surgimento de diversos transtornos, têm impulsionado o aumento da Síndrome de Burnout nos últimos anos.
Então, em contrapartida disso, cuidar da saúde mental dos colaboradores da sua empresa pode gerar diversos benefícios, como:
Maior produtividade e resultados
Desenvolvimento de habilidades interpessoais
Melhoria no relacionamento entre equipes
Melhoria da inteligência emocional e aptidão para resolução de desafios
E o mais desejado pelas empresas: equipes motivadas.
Sendo assim, ficou claro que as empresas precisam de acompanhamento psicológico, mas não apenas para projetar funcionários mais felizes e dispostos. Mas sim para buscar autoconhecimento empresarial, tendo melhorias comportamentais dentro e fora da organização.