Quando falamos de vínculo entre colaborador e empresa, é comum que pensemos em relações contratuais. Ao digitar essas palavras no Google, confirmará que isso é verdade. Um fato curioso, não é mesmo?
Fica evidente que essa relação, ainda é entendida como deveres e direitos a serem cumpridos entre empresa e colaborador. Isso deve ser respeitado e validado, no entanto, aqui, queremos trazer outra perspectiva de vínculo que ajudará a compreender porque é tão importante se empenhar para construir um bom vínculo com os colaboradores da sua empresa.
O dicionário Oxford Languages define vínculo, como:
1- Aquilo que ata, liga, vincula (duas ou mais coisas); liame
2- O que estabelece um relacionamento lógico ou de dependência
3- O que liga afetiva ou moralmente duas ou mais pessoas; laç
Nesse sentido, podemos perceber que para além de relações contratuais, há um dimensão “invisível”, vinculando uma pessoa a algo ou alguém. Nessa dimensão, estão os sentimentos, os afetos, o que mobiliza as pessoas a estarem, cuidarem e fortalecerem suas relações. Consegue perceber a importância disso para sua empresa?
Agora que já falamos um pouco do assunto, precisamos entender duas coisas:
Como trabalhar o vínculo com seus colaboradores? Promover uma integração como todos os trabalhadores, para que se relacionem com todos os setores. Criar espaços comuns de convivência. Feedbacks sobre a gestão da empresa.
Quais os benefícios de ter colaboradores bem vinculados com a empresa? Como o vínculo se refere a uma dimensão emocional, muitos fatores estão envolvidos. Confira a seguir, o que pode ser alcançado, quando há um bom vínculo com a empresa.
– Sensação de pertencimento.
– Maior responsabilidade.
– Ambiente com relações saudáveis entre os colaboradores.
– Maior proatividade.
– Gestão participativa.
Conseguiu perceber a necessidade de construir um bom vínculo com seus colaboradores? Somente com uma relação bem estabelecida e comprometida, você poderá ter trabalhadores engajados e empenhados com o crescimento da sua empresa. Mas, evidentemente, isso não pode ocorrer de forma unilateral, demonstre interesse pela perspectiva dos seus colaboradores, cuide dessa relação, é possível aliar ambos os lados.