BLOG

Nenhuma emoção deve ser descartada

Para começar, vamos relembrar o que são as emoções? uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento.

Arquivo de Escala das Emoções - David Hawkins Brasil

Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. Lembre-se que as emoções são diferentes dos sentimentos, as emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano. Já os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com sua experiência, personalidade, etc.

Porém, nem todas as emoções são boas e prazerosas de sentir, no entanto são necessárias. As emoções indesejáveis também SÃO importantes. Às vezes tentamos evitar alguma emoção “ruim” como o: medo, raiva ou ansiedade. Fazemos isso porque somos ensinados que não devemos sentir emoções desagradáveis, o que já te adianto que não é verdade.

Todas as emoções importam e nenhuma delas deve ser descartada ou invalidada. Através das emoções podemos expressar de forma simples e natural o que sentimos em determinados momentos sejam eles bons ou ruins. Você não precisa controlar todas as suas emoções, a fim de evitar sentir algumas.

As emoções podem ser complexas, mas saber como identificá-las e expressá-las de forma saudável é fundamental para melhorar a forma como você se relaciona com os seus sentimentos e com as pessoas. Além disso, vale lembrar que esse é um processo de aprendizado longo e contínuo. Seja paciente com as suas emoções e reações, mas busque sempre refletir sobre o seu comportamento.

Escute as mensagens que suas emoções querem transmitir.

Não tenha medo de SENTIR, as emoções NÃO são determinantes para o seu COMPORTAMENTO. Muito pelo contrário. Vou te dar um exemplo: você pode estar triste e mesmo assim ir trabalhar, certo?

“Mas os sentimentos não podem ser ignorados, não importa quão injustos ou pouco prazerosos pareçam”. Anne Frank

NÃO ignore o que está sentindo.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS