BLOG

O que é maturidade emocional?

Maturidade emocional não é sobre não sentir mais raiva, nunca mais se abalar com nada, acordar feliz todos os dias, relevar tudo o que dizem e fazem ou se tornar um robô…

Escala emocional | Vetor Premium

Maturidade emocional tem muito a ver com inteligência emocional, ou seja, é saber lidar com as emoções, saber compreender e enfrentar as dificuldades da vida, ter capacidade de tolerar as frustrações do dia a dia. Mas isso não significa que uma pessoa emocionalmente madura não sofre, porém ela consegue lidar melhor com os momentos ruins e se “livrar” rapidamente deles.

A maturidade emocional é fundamental não só para lidar com outras pessoas, mas também para obter autoconhecimento. Uma pessoa madura emocionalmente está pronta para enfrentar desafios psicológicos e emocionais durante a vida.

Saber lidar com os próprios sentimentos e emoções, identificá-los e gerenciá-los em benefício próprio, mas também é sobre entender os sentimentos e comportamentos do outro, agindo com empatia.

A maturidade emocional é desejada por muitas pessoas, ela nos ajuda a fazer com que tenhamos mais sucesso em todos os âmbitos da vida, dos relacionamentos pessoais até mesmo na vida profissional. Lembrando que ela pode ser desenvolvida, inclusive por meio de terapia.

Através da maturidade emocional podemos lidar com as situações de modo mais saudável, ter estabilidade de humor e emoções. Para desenvolver a maturidade emocional reveja suas ações e pensamentos para agir de forma menos impulsiva, pratique o diálogo, não permita que falhas passadas definam seu futuro.

Uma pessoa com maturidade emocional é empática, ter empatia pelos outros também é uma forma de respeito e torna você mais acessível, o que são traços importantes da maturidade emocional.

Maturidade emocional também significa ser capaz de admitir quando você está errado e saber enfrentar as consequências de seus próprios erros. A pessoa também desenvolve a autoconsciência, significa ser capaz de identificar seus estados emocionais.

A maturidade emocional traz flexibilidade, isso significa entender que nem tudo vai seguir seu caminho e a confiança, mas em uma quantidade saudável, pois o excesso de confiança pode fazer a pessoa beirar a arrogância.

Quando sente uma emoção, você não foge dela e tenta entendê-la, você está sendo emocionalmente maduro.

Quando consegue estabelecer limites e dizer “não” sem culpa, você está sendo emocionalmente maduro.

Quando consegue ouvir diferentes pontos de vista sem estresse, você está sendo emocionalmente maduro.

Quando se responsabiliza pelo seu comportamento sem buscar culpados, você está sendo emocionalmente maduro.

Lembre-se, a maturidade emocional está diretamente ligada com o PENSAR antes de AGIR. Ou seja, procurar a profundidade antes de mergulhar de cabeça.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS