BLOG

O mercado de trabalho mudou pós-pandemia?

A chegada da pandemia impactou diversos aspectos da vida das pessoas, mudou a nossa forma de socializar e principalmente a de trabalhar.

noticias/pandemia-x-endemia-saiba-dis... - Unit Alagoas

Com a possibilidade de redução da jornada de trabalho presencial, muitas empresas passaram a adotar o sistema de trabalho home office ou regimes semipresenciais, o que se tornou comum no mercado nesse momento de pós-pandemia.

Vale destacar que em todo o mundo, os indicadores da COVID-19 mostram que atualmente há uma tendência de redução da circulação do coronavírus, no entanto a pandemia continua a ter o status de uma emergência global, mas o fim pode estar perto, caso os países usem as ferramentas que têm à disposição, segundo afirmou um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 20 de setembro de 2022. Desse modo, podemos considerar que já estamos vivendo em um momento pós-pandêmico.

Ademais, a demanda por adaptar-se a novas tecnologias passou a ser algo recorrente e emergente na dinâmica do ambiente de trabalho.

Houve também um grande aumento na utilização do comércio eletrônico, o que trouxe novas oportunidades de atuação no ramo digital, como, por exemplo, lançamentos de novos aplicativos, necessidade de contratação de equipes de atendimento e suporte online.

O mercado pós-pandemia traz maiores desafios, mas também diversas oportunidades. Devemos compreender esse novo cenário e se preparar profissionalmente para as mudanças esperadas.

A possibilidade de trabalhar remotamente existe há muito tempo, mas ganhou ainda mais força com a pandemia e a tendência pós-pandemia será, de fato, o trabalho híbrido.

Mas você pode se perguntar quais são as características valorizadas no mercado de trabalho pós-pandemia?

1 – Reinvenção e capacitação constante: o mercado de trabalho espera isso do profissional, especialmente por ser uma situação nova, em que todos estão aprendendo juntos a construir diferentes formas de atuação. A qualificação deve ser constante. É preciso ter dinamismo para não cair no comodismo ou na resistência ao novo. Ao primeiro sinal de transformação, busque informações e mantenha disposição de reinventar-se.

2 – Responsabilidade e autogestão: nesse novo modelo, não há uma pessoa observando o que você faz ou deixa de fazer. Neste contexto, a responsabilidade pela gestão das atividades e do tempo são essenciais para evitar transtornos e prejudicar sua relação no trabalho.

3 – Criatividade e iniciativa: não adianta ter ideias se elas ficam apenas no papel. É necessário pôr a mão na massa e ter coragem de expressar e agir para colocá-las em prática.

O mercado de trabalho pós-pandemia é desafiador e ao mesmo tempo: promissor, exigindo novas posturas, especialmente em relação à capacitação constante. Prepare-se, esteja aberto para o novo, invista em você.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS