BLOG

Tudo que você precisa saber sobre: Segurança psicológica.

“O que o Google aprendeu em sua busca para construir a equipe perfeita?” Esse foi o título de uma pesquisa da famosa empresa, publicada ainda em 2016, no New York Times.

Mais curioso do que o título, foi o resultado da pesquisa.

As equipes com os melhores resultados tinham cinco principais métricas: segurança psicológica, confiabilidade, estrutura/clareza, significado e impacto. Com um destaque muito grande para a segurança psicológica. De tão impactante, após essa pesquisa, o conceito de segurança psicológica se popularizou no mundo todo.

Mas, afinal, você se sente confortável para expor sua opinião no ambiente em que trabalha?

Se você está lendo esse texto e ainda não sabe a importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho, você está no lugar certo. Iremos explicar tudo de que você precisa saber acerca desse assunto.

Embora pareça um conceito abstrato, “segurança psicológica” é algo facilmente perceptível na prática: onde ela está presente, as pessoas se sentem confortáveis para falarem as suas opiniões, compartilharem experiências e ideias, sem medo de retaliações e críticas que condenem.

Lendo assim parece ser uma coisa simples, não é? Na teoria, todas as empresas trabalham dessa forma, certo?

Errado!

Muitas vezes, grandes empresas perdem a oportunidade de ouvir ideias geniais de seus colaboradores por eles não se sentirem seguros para se expressar.

E isso é um grande problema!

Afinal, a maneira com que as pessoas se relacionam e o somatório de suas inteligências são os fatores essenciais para a alta performance de uma equipe. Não à toa, a sabedoria popular ensina: “Duas cabeças pensam melhor do que uma.” E se, ao invés de apenas duas, todas as cabeças se sentissem seguras para pensar e sugerir soluções? Seria o ideal, não é mesmo?

Agora que você já entendeu a importância da segurança psicológica, vamos à prática.

Para cultivar a segurança psicológica da sua equipe, você precisa introduzir o que se chama de “cultura de feedbacks” entre os colaboradores.

Ou seja, estimular a equipe a preferir dar devolutivas sinceras mas respeitosas aos seus colegas ao invés das fofocas corporativas.

Além disso, para medir o progresso da equipe como um time coeso, você pode, mensal ou trimestralmente, por exemplo, enviar aos funcionários um formulário com “perguntas-diagnóstico”, como as seguintes:

1- Você se sente confortável para expor ideias e fazer perguntas?
2- Você se sente à vontade para colocar a sua opinião durante as reuniões?
3- Você tem medo de cometer erros?
4- Você se sente confortável de pedir ajuda?

Pode ser que você se surpreenda com o resultado!

Além disso, mantenha a sua equipe motivada oferecendo um ambiente acolhedor e agradável para trabalhar.

Para isso, temos algumas sugestões:

Forneça palestras e eventos que tratem diretamente desse assunto e da importância de se expressar.

Repense a forma com que você corrige os seus funcionários, afinal, se você punir de uma maneira severa, eles não vão continuar tentando melhorar, vão desistir!

Escute o que os seus colaboradores estão tentando te dizer, por mais difícil que seja ouvir.

Desse modo, você pode cultivar as 5 cobiçadas características do time perfeito do Google: segurança psicológica, confiabilidade, estrutura/clareza, significado e impacto.

“Segurança psicológica é a crença de que o local de trabalho é seguro para riscos interpessoais. Que o fato das ideias, manifestar dúvidas, preocupações ou assumir erros será bem-vindo e valorizado.” Amy Edmondson.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS