BLOG

É possível ser feliz no trabalho?

Passamos grande parte da nossa vida trabalhando, ser feliz no trabalho, deve ser uma prioridade para nós, não é mesmo? No entanto, segundo uma pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Desses 36,52% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e 64,24% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes. Diante desse dado alarmante, viemos nos questionar: “É possível ser feliz no trabalho?”

Free photo top view person writing on laptop with copy space

Primeiramente, precisamos entender quais são os motivos que causam esse descontentamento. Acompanhe a seguir, alguns deles:

Definir muito cedo uma profissão: infelizmente, vivemos cercados de obrigações, aos 17, 18 anos já somos obrigados a escolher uma profissão, seja pela imposição dos nossos pais, ou pelo mercado de trabalho.

Propósito de vida: quando não temos um propósito de vida bem estabelecido, vamos vivendo no automático, trabalhando apenas para sobreviver e pagar as contas. Assim estagnamos, ficamos acomodados, e não buscamos progredir, nem temos força para lutar contra as imposições da vida.

Não conseguir ponderar sua situação: muitos de nós, trabalhamos em empregos que não gostamos só porque fizemos faculdade naquela área, temos dificuldade em pensar em outras possibilidades, seja porque batalhamos para conseguir, pelo salário ou medo de ficar desempregado. Assim, o dinheiro fica garantido, e a infelicidade também.

Então, é possível ser feliz no trabalho?

Mesmo que pareça impossível, sim! Precisamos mudar o modo como vemos e nos relacionamos com o trabalho. Veja algumas dicas.

Tenha um plano de carreira: para que possa escolher onde trabalhar de acordo com suas metas e personalidade.

Defina um propósito de vida com clareza, vai te ajudar quando desanimar e quando precisar mudar de rota.

Seja flexível. Isso não quer dizer que deve mudar de trabalho sempre que não estiver feliz com seu trabalho, isso é ser volúvel. Ser flexível no sentido de não se permitir ser infeliz, porque tem medo de desistir, por exemplo.

Quando estiver em uma equipe de trabalho, busque estabelecer laços, todo trabalho tem seus desafios, e enfrentar sozinho, não é a melhor opção.

Devemos dar a devida atenção a esse assunto, pois é algo que impacta em outras esferas da nossa vida familiar, emocional e social. Somente mudando essa relação, poderemos progredir, e quebrar com esses paradigmas, e ser feliz ao trabalhar.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS