Um trilhão de dólares. Esse é o prejuízo das empresas ao redor do mundo, devido ao esgotamento físico e mental de funcionários (OMS). Saiba como evitar isso:
Se você já sentiu, ou viu alguém no trabalho se sentindo completamente exausto, é preciso ficar alerta. A rotina insana dos trabalhadores urbanos está levando muitos a uma síndrome cada vez mais comum: Burnout. Temos um texto aqui no Blog sobre isso!
Muitos empreendedores estão perdendo dinheiro por não investir na saúde emocional da sua equipe.
Empresas bem-sucedidas são aquelas que possuem uma ótima gestão de crise. E a crise psicológica do séc. XXI é a mais grave que o mundo corporativo está enfrentando. Pense em um operador de telemarketing. Imagina o sofrimento diário de ter que lidar com o mau humor das pessoas que você liga, além das coisas horríveis que costumam ouvir. Será que tudo isso não afeta profundamente o equilíbrio do colaborador?
Se a corporação não está investindo em políticas de apoio emocional para os funcionários, não sobrará um que resista a tanto peso em sua mente.
Porém, aquela que sabe da vital importância desse investimento, é capaz de transformar o ambiente e a vida de todos que trabalham na equipe.
É preciso sair da mesa do escritório e olhar ao redor.
As empresas do futuro serão aquelas que mais abraçarem a humanidade e a empatia como estratégias institucionais. Dessa forma, é notório que diversos empresários estão entendendo que investir nos funcionários é investir em si mesmo, multiplicando significativamente a produtividade da empresa.
Além disso, uma das consequências naturais e extremamente positivas dessa nova política é a melhora da imagem da empresa, afinal, não existe marketing melhor do que o boca a boca, o networking, e os funcionários satisfeitos servirão como verdadeiros apóstolos da corporação para o mundo (este que está saturado de experiências profissionais traumatizantes).
E como é possível agir concretamente para essa mudança?
As melhores soluções da atualidade estão se dirigindo para o investimento em palestras, profissionais e estudos profundos sobre inteligência emocional. Inclusive, podemos te ajudar com isso! Acesse o nosso Instagram @house_of_feelings e nos envie uma mensagem. Não deixe para amanhã o que você pode resolver hoje.
Técnicas para ajudar os indivíduos a terem um melhor controle e entendimento sobre suas emoções, e usarem elas ao seu favor, estão sendo aplicadas no mercado. A essência delas é o entendimento de que uma cultura de motivação e de empatia está sendo construída, desde o menor até o maior cargo.
Uma equipe alinhada e em sintonia em uma boa experiência de trabalho trará resultados visíveis e grandiosos.