BLOG

Empreendedor: como e onde você vai investir em 2020?

Um estudo recente da Deloitte mostrou que 7 em cada 10 empresários esperam que 2020 seja um ano positivo para os negócios.

A maioria quer investir em tecnologia, inovação, qualificação de pessoas, novas aquisições e principalmente captação de recursos.

2020 será um ano desafiador: de poucas certezas e muitas mudanças. Será que a sua empresa está preparada?

Independente do tamanho de uma empresa, investir em softwares caros ou estratégias mirabolantes pode não ser a única solução de garantir sucesso.

Parece óbvio, mas aquilo que garantirá uma ‘vida longa’ à sua empresa, no final das contas, é ter um propósito. Afinal, dá pra gerar lideranças engajadas e de alta performance apenas com metas e altos salários?

Que tipo de confiança estas pessoas passarão para seus liderados? Como atrair mão de obra qualificada para criar inovação com tantos concorrentes oferecendo benefícios mais interessantes?

Como manter a comunicação interna para obter resultados se as pessoas não acreditam no que a sua empresa faz?

Diante de uma grande crise, o que fará as pessoas seguirem em frente? É simples: sem propósito, sem resultado.

Pensar cada estratégia a partir do seu propósito vai fazer MUITA diferença na sua empresa.

Os percentuais de empresas que deverão expandir seus negócios em 2020 refletem confiança e expectativa positiva para investimentos que demandam mais tempo e recursos. Se, em 2020, a economia apresentar condições melhores que o ano anterior, o número de empresas realizando expansões dobrará.

Aproveite este momento de otimismo para motivar e engajar seus times. Mas não basta criar novas metas baseadas no novo cenário, é preciso que o time acredite no seu propósito. Somente com um propósito bem definido as pessoas vão sentir que as metas farão algum sentido. 

Estes são alguns fundamentos que Martin Seligman, o ‘pai da psicologia positiva’, acredita que contribuem para o sucesso e a felicidade das pessoas, dentro e fora das empresas:

– Positive Emotion (Emoção Positiva)
– Engagement (Engajamento)
– Relationship (Relacionamentos)
– Meaning (Propósito) 
– Accomplishment (Realizações)

O estudo da Deloitte ainda mostra um número considerável de empresas dispostas a tomar ações estratégicas de maior risco em 2020, como aquisições de outras organizações, marcas ou produtos. Os empresários esperam, também, oportunidades para participarem de licitações, privatizações e concessões públicas em 2020.

Arriscar também é um bom sinal. Geralmente é nesse momento que surgem produtos e serviços inovadores, afinal as premissas da criatividade são justamente lutar contra o óbvio e não ter medo de arriscar. É claro que nem tudo vai dar certo no caminho, mas estes erros certamente levarão você mais próximo do acerto que fará diferença na sua empresa.

E você? Como e onde vai investir em 2020? 

Aproveite este tempo de reflexão para conhecer os cursos da House of Feelings:

* Redescobrindo a Felicidade
* Empatia para comunicar
* Coragem para seguir
* É preciso mudar
* Virei líder e agora?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS