Já falamos por aqui que a emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. As emoções são muito pessoais, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa, principalmente, quando falamos das crianças.
Lembre-se que todas as emoções são importantes, nenhuma emoção deve ser descartada ou invalidada. Através delas as crianças expressam de forma simples e natural o que sentem em determinados momentos sejam eles bons ou ruins.
É comum observar algumas situações de invalidação das emoções das crianças durante a infância.
“Pare de chorar por bobeira”
“Que medo bobo”
“Engole o choro”
‘Não foi nada”
“Você não tem mais idade para ficar chorando assim”
Falas assim fazem com que as crianças acreditem que está errado sentir determinada emoção. Infelizmente são muitos os prejuízos decorrentes da invalidação das emoções. A repressão de emoções pode contribuir no desenvolvimento de transtornos mentais.
Todas as emoções têm uma função, por isso não devemos descartá-las. Cada uma delas tem a função de apontar a direção certa e ajudar a entender o que está a pensar e fazer. Por isso é muito importante que as crianças conheçam suas emoções, e o que elas significam. Dessa forma, elas terão mais recursos emocionais para lidar com a vida de forma racional e saudável.
Lembre-se sempre que não existe emoção boa ou ruim, existem emoções que a pessoa está sentindo naquele momento. É importante prestar atenção no que as crianças sentem e falam, compreender o seu ponto de vista e a sua dor.
Ser capaz de compreender, lidar e expressar a maneira como nos sentimos é fundamental. Aprender desde cedo a encarar as emoções nos torna mais preparados para as crises e conflitos da adolescência e da vida adulta.
Não se esqueça que as crianças pensam diferente dos adultos, mas sentem igual a nós.
O reconhecimento das emoções nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional. Mas como ajudar uma criança a reconhecer suas emoções?
1 – Incentive a leitura: através da leitura as crianças desenvolvem uma variedade de habilidades, além de ser uma ótima oportunidade para que elas possam conhecer novas emoções.
2 – Estimule a realização de tarefas diversas: com diferentes tarefas a criança aprende a conviver com suas emoções e com a criação de expectativa, desde organizar seus brinquedos ou colocar o lixo para fora, tudo é válido.
3 – Promova sessões de cinema: as sessões de cinema podem ser muito educativas. O filme Divertidamente (2015) é um ótimo exemplo que nos ensina muito sobre as emoções.
4 – Estimule a independência: é importante que a criança se veja frente a diferentes situações, é fundamental permitir que elas “corram riscos” de forma segura, a fim de descobrirem os próprios limites e aprenderem a lidar com os desafios de maneira rápida e eficiente.
E lembre-se sempre: mantenha um bom diálogo. Essa é a dica fundamental em qualquer aspecto da educação e desenvolvimento infantil.