O que você acha de trocar seu trabalho de 40h semanais por um em que possa trabalhar apenas 4h? Parece coisa de outro mundo, mas acredite, Timothy Ferriss conseguiu realizar esse feito. Em seu livro “ Trabalhe 4 por semana” ele traz uma nova visão, problematizando e colocando várias questões para que pensemos se o modo como trabalhamos é o que realmente queremos fazer pelo resto da vida.
Ao ler você realmente será convocado a pensar “fora da caixa”. Como ter uma uma vida menos estressante, sem ficar preso a um emprego de oito horas por dia, sem conseguir aproveitar seu tempo, fazer o que realmente gosta? Por que esperar a aposentadoria para descansar e ser feliz?
Os métodos engessados de trabalhar, produzem resultados, mas isso não quer dizer que sejam os melhores, nem a melhor forma de consegui-los. Muitas vezes, na vida, seguimos o curso daquilo que nos é imposto, sem pensar na melhor forma de o fazer. Só porque você responde vários e-mails ao dia, não quer dizer que está sendo produtivo.
Você realmente está sendo produtivo ou apenas se mantendo ocupado? Mais um ensinamento que Timothy Ferris nos traz no decorrer da obra. Para ele, o ideal é adotar um modelo de trabalho que através do gerenciamento do tempo, nos permita sermos mais produtivos. Assim, trabalhando menos horas por dia e delegando tarefas que ocupam nosso tempo, mas que outros podem fazer por nós, como por exemplo, responder e-mails.
Desse modo, conseguiríamos ter dinheiro e flexibilidade para cuidar dos filhos, viajar, ter algum hobbie etc. Timothy se tornou tetracampeão mundial de vale-tudo; foi o primeiro americano da história a conquistar um recorde mundial de tango, sendo registrado no Guinness, virou fluente em diversos idiomas (japonês, chinês, alemão e espanhol) foi ator, entre outros feitos. Conciliando tudo isso, com seu trabalho, incrível, não é?
Concordamos que queremos o dinheiro para poder desfrutar das coisas boas que ele pode trazer. Do que adianta você ter uma empresa próspera, se ela não vai funcionar bem sem você?
De fato, a maioria de nós não poderia trabalhar 4 horas por semana. Mas o grande ensinamento que o livro nos traz, é buscar ser feliz no aqui e agora, que seu trabalho não impeça ou adie sua felicidade para as férias ou aposentadoria.