BLOG

Exercite a empatia no trabalho

Você sabe o que é empatia? Empatia é a habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa. Na psicologia, a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias, ações dos outros é ser empático.

Empatia: o dom de nos colocarmos na pele do outro

Dentre uma série de habilidades emocionais exigidas no ambiente de trabalho, a empatia é uma das mais valorizadas. Trabalhar a empatia entre os colaboradores pode fortalecer o engajamento, a qualidade do local de trabalho e a entrega de melhores resultados.

Você exercita empatia no seu ambiente de trabalho?

Nem sempre é fácil exercê-la. Deixarmos de lado pelo menos por um instante, o que nós sentimos e pensamos para nos colocarmos no lugar dos outros, é um processo extremamente complexo e pode exigir muito de nós. Por isso é importante encontrar formas de trabalharmos essa capacidade, principalmente no trabalho.

São muitos os benefícios trazidos pela empatia, exercitá-la no ambiente de trabalho com o tempo, a mudança tende se tornar perceptível. Dessa forma, segue algumas dicas de como ter mais empatia, em especial no trabalho.

1 – Trabalhe a escuta ativa:
Não basta estar disposto a ouvir, é preciso demonstrar isso. Sempre que uma queixa ou qualquer outra solicitação chegar aos seus ouvidos, esteja disposto e preparado para ouvir, acolhendo a demanda e propondo uma ação a partir do que foi comunicado.

2 – Respeite as diferenças:
Diante de um problema, nem sempre as pessoas concordam sobre o que é o melhor a ser feito e isso não quer dizer que as opiniões estão erradas, é normal as pessoas terem visões diferentes. Assim, ao ouvir uma opinião diferente, tente se colocar no lugar do outro para entender o que leva a pessoa a pensar daquela maneira.

3 – Evite julgamentos antecipados:
 Ao escutar um colega de trabalho reclamando de alguma situação ou relatando algum desconforto, tome cuidado para não agir com base em julgamentos antecipados. Sempre se mostre disponível, evite suposições sempre pergunte de forma clara à pessoa o que ela está sentindo e de que forma é possível ajudá-la.

4 – Exercite o autoconhecimento:
Olhe para dentro de si, pode ser difícil tentar lidar com a forma com que o outro se comporta ou mesmo tem a dizer quando não somos capazes de entender o que se passa conosco mesmo. Avalia a forma como você age em diferentes situações e como lida com cada uma delas.

Portanto, é importante fortalecer a empatia no ambiente de trabalho não apenas para obter melhores resultados, mas para que possamos nos relacionar de forma mais saudável com todos ao nosso redor, tornando o ambiente mais prazeroso e acima de tudo respeitoso.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS