Sabemos que o ambiente de trabalho é um lugar em que muitas emoções vêm à tona, somos afetados pelo cotidiano, pelas metas estabelecidas, objetivos da empresa, cumprimento de prazos e tarefas, além das relações que estabelecemos com os outros colaboradores e com a liderança.
Tudo isso, mobiliza nossas emoções, mas, nem sempre será o momento ou lugar de expressá-las, inclusive, por não serem apenas sentimentos agradáveis que iremos sentir. É necessário saber como manifestar sua preocupação, ansiedade e insatisfação, entre outros sentimentos, sem que prejudique sua relação com seus colegas de trabalho e com a empresa.
Então, o que fazer? Primeiramente, precisamos entender que gerir ou contornar as emoções, não é uma tarefa fácil. Seu foco deve estar em utilizar seu conhecimento para tirar o melhor das situações, sem deixar que os impulsos comprometam seu desempenho e relações no trabalho.
Por isso, pensamos em algumas dicas que podem auxiliar a lidar com as emoções no trabalho.
1- Inteligência emocional: requer autoconhecimento e autocontrole. B. F.Skinner, foi um importante psicólogo comportamental, que trouxe contribuições sobre esses conceitos. Para ele, o autoconhecimento é ter consciência de si, isto é, a capacidade do indivíduo de discriminar comportamentos próprios e estímulos que os controlam.
O que podemos fazer, então? É necessário, saber quais são suas reações e comportamentos quando uma situação problemática acontece no trabalho, então tente: Fazer anotações quando uma emoção negativa predomina. Identificar o que antecedeu a essa emoção. Observar como se comportou e o que ocorreu depois do seu comportamento. A partir dessa análise, é possível identificar padrões de comportamentos prejudiciais, e começar a traçar estratégias para lidar de outra forma com essas situações.
2- Enfrentar emoções negativas: depois de mapear quando emoções negativas acontecem, é necessário aprender a lidar com elas. Precisamos dar um novo sentido para o que acontece, assim quando identificar que alguma emoção ruim está te dominando, tente as seguintes dicas: não aja no impulso, afaste-se da situação ou das pessoas que estão perto, e respire fundo, antes de falar ou fazer qualquer coisa. Pense em como resolver, o problema já está dado, agora é solucionar. Tenha uma conversa estruturada para resolver o problema, tente chegar num consenso.
3- Pense no outro: não podemos deixar de falar que é necessário levar em consideração o sentimento dos nossos colegas. Para isso, tome os seguintes cuidados: analise qual o melhor momento para levar suas queixas a outras pessoas. Acolha os sentimentos da outra pessoa, Proponha uma maneira de resolverem juntos a situação, sem ficar delegando a culpa ou preocupação somente ao outro.
Você vai perceber que colocando essas dicas em prática, lidar com as emoções no trabalho de forma positiva, vai se tornar um processo quase automático, que beneficiará não só você, mas todos à sua volta.