BLOG

Como lidar com a raiva?

A raiva descontrolada pode gerar muitos problemas. Alto estresse, problemas cardíacos e até dentes quebrados. Saiba agora dicas para tomar o controle dessa emoção e ter mais qualidade de vida.

Neurocientista explica o que há por trás de "explosões" de raiva - Revista  Galileu | Ciência

Essa sensação, por si só, não é negativa. Ela nos prepara para lutar, defender e enfrentar injustiças. Mas, como todas as emoções, é necessário dosá-la corretamente para ser eficiente.

A raiva em excesso pode nos fazer perder totalmente a racionalidade e o autocontrole.

Quantas vezes, no calor do momento, dizemos coisas extremamente desagradáveis? Quantas vezes nos sentimos irritados ao ponto de agredir outra pessoa? Se queremos ter uma boa saúde emocional, precisamos aprender a lidar com a raiva imediatamente.

Primeiro passo: reconheça e aceite a raiva.

Teimar que não está nervoso só gera mais frustração e deixa a emoção mais forte. É importante reconhecer que, caso não tenha um distúrbio grave, você é um ser humano normal que pode ficar irritado ocasionalmente.

Segundo passo: identifique a raiz do problema.

Às vezes nos irritamos com algo que o outro disse, que o outro fez, ou até conosco mesmo.

Depois de ter encontrado o motivo, além de pensar no que você pode mudar para não se sentir mais assim, pergunte-se: “será que ele(a) fez algo realmente errado?”, “vale a pena segurar isso?”, “quais serão as consequências de expressar minha raiva?”.

Terceiro passo: exercite-se.

O estresse e a tensão causados pela raiva costumam ser potentes. É muito útil então canalizar tudo em algo que valha a pena. Esportes como boxe, jiu jitsu e musculação são clássicos meios de extravasar essa e muitas outras emoções.

Cansado do treino, ninguém tem pique para brigar. Exercícios físicos moderados ou intensos também liberam hormônios de relaxamento.

Quarto passo: medite.

Técnicas científicas, como a atenção plena, tem se mostrado verdadeiramente eficazes para acalmar a mente.

É óbvio que é quase impossível meditar num acesso de raiva, mas, quando fazemos isso todo dia, quando tornamos um hábito, conseguimos obter uma grande melhora a longo prazo.

Quinto (e o mais importante passo) espere e tente pensar antes de falar.

Será que realmente queremos machucar as pessoas ou os objetos que amamos? Então para que se precipitar quando estamos estressados e ardidos de raiva?

Respirar profundamente e esvaziar a mente antes de se expressar significa um enorme passo. Além de nos tranquilizar, evita que desastres verbais aconteçam, estes que geralmente nos arrependemos amargamente depois.

Apenas ao seguir esses cinco passos, você já sentirá uma melhora significativa no tratamento da raiva.

As dicas acima podem não parecer “grandes coisas”, mas, geralmente, as soluções para nossos problemas costumam servir de meios simples.

Dormir pouco intensifica o sentimento de raiva, conclui estudo - Revista  Galileu | Comportamento

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS