BLOG

As emoções e as crianças

Como explicar as emoções para as crianças?

A priori, vamos entender rapidamente o que são as emoções: emoção é uma sensação física e psicológica que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento.

As crianças estão descobrindo o mundo, e tudo é uma grande novidade. Ou seja, as emoções estão, a todo tempo, afloradas.

Como aplicar inteligência emocional na grade curricular?

Quando bebês, os pais/cuidadores são os intérpretes da realidade desses pequenos indivíduos, concorda? Vou explicar. Quando choram, significa que algo não vai bem, alguma necessidade básica não está sendo suprida, ou eles querem um colo. Porém, os bebês não sabem que chorar pode significar tudo isso. Eles são movidos pelos afetos e pelos instintos, nós que interpretamos aquele choro.

Quando crianças, elas já começam a falar e expressar o que estão sentindo, mas, às vezes, pode não ser da forma adequada ou esperada pelos adultos. E, por isso, nessa fase, é muito importante que os pais/cuidadores expliquem às crianças cada uma das emoções e o que elas podem causar.

Por exemplo: Luci ajudou seu irmãozinho Lucas a fazer sua tarefa e, logo após esse acontecimento, chorou! Sua mãe perguntou o motivo do choro, e Luci respondeu que sentiu tanto amor ao ajudar seu irmão, que ficou emocionada. É importante que a mãe de Luci explique que isso é normal, porque quando amamos muito alguém, podemos até nos emocionarmos por isso.

Explicando as emoções básicas para as crianças.

É necessário lembrar, a todo tempo, que crianças são crianças, e elas não estão querendo te testar, estão apenas descobrindo um novo mundo.  

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Posts Em Destaque

Posts
rECENTES

ARQUIVO

PROCURAR POR TAGS